Bairro da Condor, em Belém, terá primeira Praça da Juventude do Pará

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio da Coordenação de Promoção dos Direitos da Juventude, conseguiu a liberação para o início da construção da Praça da Juventude. Após articulações da secretaria com o Ministério dos Esportes, o contrato de repasse foi firmado e Belém receberá um espaço de convivência destinado a atividades de esporte e lazer aos jovens.

A Praça da Juventude foi idealizada pelo governo Federal e já está presente em algumas cidades brasileiras. O valor de R$ 1.426.500,00 será repassado ao Estado, por meio do contrato de repasse entre o Governo Federal e a Sejudh, representando o Governo Estadual. O restante do valor necessário para a conclusão das obras, R$ 162.500 reais, será investido pelo Governo do Estado.

Com área total construída de 11.260.00 m², a Praça da Juventude de Belém será construída na Avenida Bernardo Sayão, no bairro da Condor, (antiga área do Iate Clube do Pará). Com ambiente esportivo moderno, o Governo Estadual visa oportunizar aos jovens acesso a equipamentos urbanos, independentemente da condição social, econômica ou residencial. "O Governo do Estado vem se em penhando em desenvolver políticas públicas voltadas para a juventude, para atingir principalmente aqueles de vulnerabilidade social", afirma o Secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Brasil Jr.

Com quatro blocos, o projeto traz Pista de Skate, quadra de vôlei de praia, quadra poliesportiva coberta, pista de caminhada, teatro de arena, sala de ginástica e vestiários. O espaço promoverá atividades esportivas e de lazer, visando o inte rcâmbio de ideias, de hábitos e posturas. A inclusão social, por meio da democratização das práticas esportivas, é destacada pelo secretário Brasil Jr. "A Praça da Juventude será localizada num bairro onde existe grande vulnerabilidade social. E isso representa uma grande vitória do governo do Estado. Em apenas três meses, a gestão concretizou o contrato de repasse de 2008. A Secretaria mostra que superou todos os entraves administrativos e articulou, junto ao Ministério dos Esportes, a liberação dos recursos", explica. (Agência Pará)

Comentários