Páginas

terça-feira, 12 de julho de 2011

UFPA abre Processo Seletivo para preencher vagas

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Pará resolveu adotar os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a realização de um novo processo seletivo, visando ao preenchimento de 179 vagas remanescentes do Processo Seletivo 2011 (PS-2011), criando, assim, mais uma oportunidade para ingresso na Universidade a candidatos que não alcançaram a classificação na seleção anterior. As inscrições começam às 14h do dia 14 de julho e vão até as 20h do dia 1º de agosto.
O Edital do Processo Seletivo Especial/PSE III já está disponível no site do Centro de Processos Seletivos (CEPS) da UFPA. Os interessados em participar devem efetuar inscrição via internet no site do CEPS, com o pagamento da taxa no valor de R$ 15, salvo para os que requererem isenção mediante a comprovação de que estão cadastrados em programas sociais do governo federal.
São dez cursos ofertados, sendo sete em regime extensivo, com possibilidade de abertura de turmas ainda no segundo semestre, e três em regime intensivo, com turmas previstas para os próximos meses de dezembro e janeiro. Os extensivos são: Ciências Naturais (17 vagas), em Belém; Geografia (17), Letras – Língua Portuguesa (25) e Pedagogia (23), em Altamira; Física (28), Matemática (17) e Química (13), em Marabá. Já os intensivos são: Matemática (11), em Abaetetuba; Física (23) e Pedagogia (5), em Marabá.
A escolha do Enem como forma de avaliação se deu para possibilitar maior agilidade ao processo e garantir que algumas turmas já iniciem aulas em agosto. De acordo com o que explicou a pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Marlene Freitas, o Edital nº 1, de 18 de junho de 2010, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), entidade organizadora do Enem, prevê a utilização do Exame como mecanismo único, alternativo ou complementar de acesso à Educação Superior. No PS 2011, o Enem foi utilizado de forma complementar e, agora, para o PSE, será adotado como mecanismo único de avaliação. (UFPA)

Nenhum comentário: