Círio: Diretoria reúne com as escolas de Belém

Vinte e uma escolas públicas e privadas participarão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2011 conduzindo os carros dos milagres. A definição das instituições responsáveis por cada carro foi definida por meio de um sorteio na noite da última segunda-feira, 22, durante uma reunião com a Diretoria da Festa de Nazaré.  Os alunos voluntários dos colégios selecionados serão divididos e levarão oito carros, mais os pelotões, que recebem os ex-votos dos fiéis durante a procissão do segundo domingo de outubro.
A única escola que não participa do sorteio é o Colégio Nazaré, que faz a comissão de frente dos carros levando as bandeiras dos municípios paraenses. As escolas que ainda pretendem participar, podem acompanhar a procissão do Círio organizadas em pelotões. “Cada carro ficará sob a responsabilidade de duas escolas”, explica Thânia Vieira, da Diretoria de Procissões.
A Diretoria da Festa de Nazaré espera para 2011 uma grande participação das escolas. “Queremos atingir uma participação cada vez maior das escolas, despertando a importância de não somente conduzir os carros, mas, por meio desse trabalho voluntário, o engrandecimento da fé e devoção por Maria, a Mãe de Jesus, entre os jovens de Belém”, destaca Thânia.
Compromisso Social – Além da participação voluntária das escolas no desempenho desta importante função, - que é conduzir os carros que representam a devoção do povo paraense através do agradecimento à Virgem de Nazaré pelas graças alcançadas – as instituições, todos os anos, fazem mutirão de arrecadação de alimentos para serem doados a pessoas carentes, na Noite dos Eleitos. “A campanha incentiva os jovens a valorizar o amor ao próximo, fazendo com que o exercício da solidariedade se torne uma constante na vida deles”, ressalta a Diretora.
Carros do Círio – Eles são importantes ícones da devoção mariana, onde os romeiros depositam seus objetos de promessas que carregam durante a procissão. Ao todo são transportados 13 Carros: Carro de Plácido, Barca dos guardas mirins, Barca Nova, dois Carro dos Anjos, Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos, Carro Dom Fuas e Carro da Santíssima Trindade. A tradição dos colégios conduzirem os Carros começou em 1980. Nesse ano, as escolas pioneiras foram: Nazaré, Gentil Bittencourt, Carmo e Santa Catarina.

Divisão das escolas na condução dos carros:

Barca Portuguesa - Cooperativa Educação Nossa Escola e Colégio Ideal

Carro de Plácido – Colégio Impacto e Brigadeiro Fontenele

Cesto de Promessas – Grupo Educacional Olimpus e Escola Madre Celeste

Barca Nova – Colégio Gentil Bitencourt e Colégio Santa Rosa

Carro da Santíssima Trindade – Colégio Moderno e Benjamin Constant

Barca com Velas – Colégio Santo Antônio e Catarina Labourè

Barca com Remos – Colégio Augusto Montenegro e Uepa

Carro Dom Fuás – Visconde de Souza Franco e Santa Catarina

Pelotão: Rego Barros, Colégio Madre Celeste, Paes de Carvalho, Doutor Freitas e Juventude Nazarena. (Diretoris da Festa)

Comentários