Docentes da UFPA aprovam paralisação para abril

Em assembleia geral da categoria, os professores da UFPA aprovaram dois dias de paralisação da categoria para a segunda quinzena de abril. A proposta será levada para a reunião do Setor das Ifes (Instituições Federais de Ensino Superior), que acontecerá nos dias 29 e 30 de março, em Brasília, para ser referendada.
No Pará, os professores pretendem pressionar o reitor da universidade federal, Carlos Maneschy, para que a pauta local de reivindicações da categoria seja atendida. Entre as propostas estão o cumprimento da Resolução que regulamenta o Plano Individual de Trabalho (PIT) e a realização de eleições imediatas para a CPPD (Comissão Permanente de Pessoal Docente).
A nível nacional, os professores querem mobilizar a categoria para reivindicar um aumento salarial linear de 4% e a incorporação da Gemas (Gratificação Específica do Magistério Superior) e da Gebtt no vencimento básico, a partir de março deste ano. A proposta já tinha sido assinada com a presidente Dilma Rousseff em agosto de 2011, mas segundo a ADUFPA (Associação dos Docentes da UFPA), o acordo não foi cumprido.
De acordo com a ADUFPA, a possibilidade de greve não está descartada. Na assembleia realizada no último dia 22, os professores aprovaram um indicativo ainda sem data, como forma de intensificar a pressão sobre o governo Dilma, para que garanta um reajuste salarial em 2012 e aprove a proposta do ANDES-SN de reestruturação da carreira, valorizando o trabalho docente.
Ainda na assembleia, foi escolhida uma Comissão Local de Mobilização, que junto com a diretoria da ADUFPA, vai visitar as unidades, para fortalecer as ações de base e criar comitês em cada local. A primeira reunião da Comissão acontecerá no dia 2 de abril, às 15 horas, na sede da ADUFPA e é aberta a todos os docentes da UFPA. (Com informações da ADUFPA)

Comentários