UFRA: prova do vestibular 2013 será em 27 de janeiro

O Processo Seletivo 2013 da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) terá novidades. Serão cinco novos cursos e aumento em 31,25% na oferta de vagas, sendo o primeiro vestibular para vagas no município de Capanema. Também foram anunciadas mudanças nos sistemas de reserva de vagas, de acordo com a Lei de Cotas, sancionada em 2012. O edital com as regras do Processo Seletivo será publicado na quinta-feira (25).
As inscrições serão no período de 14 de novembro a 9 de dezembro, exclusivamente pela internet no endereço www.portal.ufra.edu.br. A taxa é de R$ 50,00. Os pedidos de isenção de taxa serão recebidos no período de 25 a 28 de outubro.
Prova será em janeiro
A prova do Processo Seletivo será realizada no dia 27 de janeiro de 2013, de 8h às 12h. A 1ª fase corresponderá ao desempenho do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem (realizado nos dias 3 e 4 de novembro de 2012). A nota do Enem 2012 terá peso de 30% do total de pontos, incluindo a Redação. A prova da UFRA será aplicada em Belém, Capanema, Castanhal, Capitão Poço, Paragominas e Parauapebas.
Novidades
Uma das novidades deste ano será a criação do curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, no campus de Belém, primeiro na região Norte, com a oferta de 50 vagas.
Será também o primeiro processo seletivo da instituição no campus de Capanema, com quatro cursos novos: Administração, Agronomia, Bacharelado em Biologia e Ciências Contábeis, sendo 50 vagas para cada curso. Também destaca-se o aumento de 31,25% do número de vagas em relação ao PS 2012, passando de 870 para 1120.
Sisu – As vagas disponíveis no PS 2013 serão 50% preenchidas através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e a outra metade através do vestibular da UFRA (no total, 560 para o Sisu e 560 para a UFRA).
UFRA faz adequação a Lei de Cotas
A universidade adotará os sistemas de reserva de vagas, de acordo com a Lei Federal nº 12.711/2012 (Lei de Cotas), sancionada pela presidente Dilma Rousseff, sendo que 50% das vagas ofertadas em seu processo seletivo serão destinadas para estudantes que cursaram integralmente o ensino médio na rede pública de ensino.
Esses 50% serão divididos em dois grupos: renda bruta mensal menor ou igual a um salário mínimo e meio e renda maior que um salário mínimo e meio, sendo que em cada grupo, 77% serão destinadas às cotas para os autodeclarados pretos, pardos e indígenas, de acordo com o percentual do último Censo Demográfico, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Pedidos de isenção
Os candidatos que irão pedir isenção, no período de 25 a 28 de outubro, devem acessar os formulários que estarão disponíveis no endereço (www.ufra.edu.br). Poderão se inscrever candidatos que estão cursando ou cursaram, integralmente, o Ensino Médio em escola pública, devidamente comprovado. Este ano serão concedidas 2.000 isenções.
Para realizar a solicitação o candidato deverá preencher o formulário eletrônico, imprimir o protocolo de solicitação de isenção do pagamento total da taxa de inscrição, e anexar cópias dos documentos de identificação; da certidão de casamento e certidão de nascimento do(s) filho(s) se for o caso; comprovante de renda familiar (comprovar todas as rendas); conta de luz ou água do mês vigente; comprovante de aluguel do mês vigente ou de mensalidade de quitação da casa, se for o caso; Histórico escolar ou de declaração da escola informando que cursou integralmente o ensino médio ou equivalente em escola pública.
O período para entrega dos documentos será de 29 de outubro a 01 de novembro. A partir do dia 14 de novembro de 2012, será divulgada a lista dos candidatos que comprovaram serem oriundos de escola pública e que foram selecionados obedecendo aos critérios sócio-econômicos definidos pela universidade.
Comprovação – No período de 11 a 14 de dezembro 2012, os candidatos que declararam na ficha de inscrição ser oriundos de escolas públicas, deverão apresentar documento comprobatório (Histórico Escolar ou declaração que cursou ou está cursando integralmente o ensino médio na rede pública de ensino).
Locais de prova - No dia 10 de janeiro de 2013 estarão disponíveis no site da UFRA os cartão de identificação do candidato, contendo as informações de data, horário e local de prova. Este cartão, juntamente com um documento de identificação oficial e original com foto permitirá o seu acesso ao local da prova.

VAGAS
* Distribuição de vagas entre Sistema de Seleção Unificada (SISU) , Livre Concorrência (LC) e Cotas, considerando a renda bruta (RB) e o percentual de 77,03% entre pretos, pardos e índios no Pará, IBGE (2010)

Comentários

Unknown disse…
´isso aí. o poder público junto com o estado está dando muitas chances para os alunos. apenas eles tem que fazer sua parte. ok.
Unknown disse…
´isso aí. o poder público junto com o estado está dando muitas chances para os alunos. apenas eles tem que fazer sua parte. ok.
EDA2 disse…
quando sai o resultado da ufra

Anônimo disse…
Quando sairá o listão 2013 ?