Mais de 77 mil disputam vagas na Universidade Federal do Pará

Um total de 77.576 candidatos já está com inscrição homologada no Processo Seletivo 2013 da Universidade Federal do Pará (PS 2013/UFPA). O número ainda pode aumentar, já que a confirmação de pagamento da taxa de participação no certame ainda está sendo enviada pelos Bancos e caixas lotéricas ao Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps). O Processo oferta um total de 8.569 vagas, sendo 4.128, na capital; 3.420, no interior e 1.021, no Sistema de Inclusão.  
Muitos pagamentos foram realizados durante o último período de greve bancária e, por isso, demoraram para ser compensados. Este foi o motivo pelo qual alguns candidatos encontraram nas suas páginas de acompanhamento de inscrição, o status de inscrição rejeitada.
Ao identificar o problema, o Ceps tomou providências e a situação dos status de inscrições com pagamentos já realizados já está regularizada. O Ceps orienta os candidatos a verificarem suas páginas de acompanhamento e, somente se houver alguma incompatibilidade de dados, que se dirijam à secretaria da Unidade, no Campus Guamá, com o comprovante de pagamento da inscrição ou que busquem informações pelo ceps@ufpa.br e fones (91) 3201-7266.
O único critério previsto no edital do certame que implica a rejeição da inscrição no PS 2013 é se o candidato não tiver realizado a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o qual corresponde à primeira fase do vestibular da UFPA e cujas provas serão realizadas neste fim de semana, 3 e 4 de novembro.
Cartão de inscrição 
Após o Enem, os candidatos ao PS 2013 devem estar atentos à disponibilização do cartão de inscrição, o qual indica local e horário da prova a ser aplicada pela UFPA no dia 9 de dezembro, de 14h às 18h. O cartão é também o documento que garante o acesso do candidato ao local de prova e que deve ser apresentado junto a um documento oficial com foto. Para imprimi-lo, o candidato deverá acessar link na página do Ceps, a partir do dia 26 de novembro.
Exame de habilidades 
Candidatos inscritos nos cursos de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro da UFPA também devem estar atentos à data do Exame de Habilidades, marcado para o dia 18 de novembro, no Atelier de Artes da UFPA, Campus Guamá. O resultado fica previsto para o dia 22 de novembro. Quem não obtiver resultado positivo poderá disputar vagas nos cursos escolhidos como segunda opção no ato da inscrição.
A prova da UFPA será composta de 55 questões de múltipla escolha, referentes a 11 disciplinas do Ensino Médio, com 5 questões de cada uma delas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia, Literatura, Filosofia, Sociologia e Língua Estrangeira (escolhida pelo candidato entre Espanhol, Inglês, Francês, Italiano e Alemão). Os conhecimentos exigidos corresponderão às quatro diferentes áreas apresentadas na Matriz de Referência do Enem e às Leituras Recomendadas disponíveis na página do Ceps (G1)

Comentários