UFPA: Estudantes vão recorrer ao MPF contra decisão do Consepe

Dezenas de estudantes participaram na manhã de hoje (11), de mais uma manifestação contrária a decisão do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) que adotou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única fase no vestibular da UFPA.
Os alunos pretendiam participar de uma sessão extraordinária do Consepe, que possuía como pauta central a revogação da polêmica decisão da universidade. Mas foram informados que o encontro debatia outras questões.
Porém, a reitora em exercício da Universidade Federal do Pará (UFPA), Marlene Freitas, conversou com estudantes no hall da reitoria e recebeu em mãos um abaixo-assinado, com mais de 2000 assinaturas, exigindo a revogação da decisão a respeito das alterações no Processo Seletivo 2014 (PS 2014) tomadas na semana passada pelo Consepe.
“Este abaixo-assinado junta-se aos dois recursos enviados à UFPA pedindo a revogação ou adiamento das decisões sobre o PS 2014. Os recursos serão analisados, inclusive pela Procuradoria Geral da UFPA, para avaliar se cabe o pedido e se a decisão pode ou não ser rediscutida. O que vai acontecer depende dos argumentos apresentados. Mas até que haja um fato novo, a decisão do Consepe se mantém e é legítima, uma vez que é o Conselho que debate e delibera sobre os temas do vestibular da UFPA”, explicou a reitora.
Além deste abaixo assinado, os estudantes deverão protocolar na próxima quarta-feira (19), no Ministério Público Federal, uma ação civil pública, alegando a ilegitimidade da Universidade, por conta da irregularidade no tempo hábil da decisão- três meses antes do vestibular -, e ainda falta de democracia com a ausência de debates.
Um novo protesto será realizado na próxima quarta feira (19), às 09H00H, com concentração no Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN). Os estudantes sairão em caminhada até a sede do Ministério Público Federal, em Belém. E agora UFPA?

Comentários